FRANCISCO
DE GOYA
por @emillyaguiarte
2019
v Biografia
Francisco José de Goya y Lucientes
nasceu no dia 30 de março de 1746 em Fuentodos, Espanha. Filho de José Benito
de Goya y Franque e de Gracia y Lucientes Salvador, foi um dos maiores pintores
espanhóis. Foi o pintor da corte e também o pintor dos horrores da guerra, das
assombrações do mundo e da vida interior dos homens.
Passou sua infância em Fuendetodos, onde
sua família morava em uma casa com o brasão da família de sua mãe. O pai
ganhava a vida como dourador. Em 1749, a família comprou uma casa na cidade de
Saragoça e alguns anos mais tarde mudou-se para lá. Goya frequentou a Escuelas
Pias e aos 14 anos, entrou para a aprendizagem com o pintor Don José Luzán y
Martinez. Como era costume na época, começou fazendo cópias de pinturas de
vários mestres; mas o jovem preferia as ruas e as touradas ao atelier do
pintor.
Em 1762, foi para Madri. Tentou, sem
sucesso obter uma bolsa na Real Academia de Belas Artes em 1773. Em 1766, faz nova tentativa, mas só recebe um
voto de Francisco Bayeu. Frustrado então tenta ganhar a vida lutando com os touros na arena de Madri.
Em 1770 viaja para a Itália em busca de
trabalho. No final de 1771, inscreveu-se em concurso da Academia de Belas Artes
de Parma, recebendo uma menção honrosa e sua primeira encomenda: o afresco na
Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça. A partir daí, seguiram-se
encomendas para o Palácio de Sobradiel e o Monastério Aula Dei. Entre os anos
de 1773 e 1774 foram executadas, provavelmente, as últimas pinturas desse
período em que esteve em Saragoça. Vale lembrar que em 1773 ele viaja para
Madri e casa-se com a irmã do pintor Francisco Bayeu, Josefa Bayeu.
Em 1776 recebe a encomenda para realizar uma série de cartões de tapeçaria para a manufatura Real. Entre eles: “O Guarda-sol”, “A Feira de Madri” e “Inverno”. (Os cartões estão no Museu do Prado e as tapeçarias no Escorial).
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Goya, O Guarda-sol (1778) |
No
ano de 1780, entrou para a Academia de San Fernando e apresentou a obra
"La Crucificada". Nessa pintura, Goya seguiu as regras acadêmicas,
provando que era um mestre do estilo convencional. Em 1785, começou a receber
encomendas da aristocracia. No mesmo ano, executou o primeiro retrato de um
membro da nobreza, a Duquesa de Osuna. Em 25 de abril de 1785, foi nomeado
"Primeiro Pintor da Câmara do Rei", tornando-se o pintor oficial do
monarca e sua família.
Em 1792, contraiu uma doença séria e desconhecida,
ficando temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo. Com a
doença, perdeu sua vivacidade, seu dinamismo, sua autoconfiança. A alegria
desapareceu lentamente de suas pinturas, as cores se tornaram mais escuras e
seu modo de pintar ficou mais livre e expressivo. Parcialmente recuperado,
retornou a Madrid no verão de 1793 e continuou a trabalhar como artista da
Corte, porém buscou outras inspirações para expressar sua fantasia e invenção
sem limite, o que as obras sob encomenda não lhe permitiam.
Em 1812 morre sua mulher. Entre os anos
de 1810 e 1814, produziu sua famosa série de pinturas "Los Desastres de la
Guerra" e suas duas obras primas "El Segundo de Mayo 1808" e
"El Tercero de Mayo 1808" (também conhecido como "Los fusilamientos
en la montaña del Príncipe Pío" ou "Los fusilamientos del tres de
mayo" ). Estas pinturas demonstram um uso de cores extremamente poderoso e
expressivo. Pela primeira vez, a guerra foi descrita como fútil e sem glória, e
pela primeira vez não havia heróis, somente assassinos e mortos.
Em 1821, a Inquisição abriu um processo
contra Goya por considerar obscenas as suas "Majas", mas o pintor
conseguiu livrar-se, sendo-lhe restituída a função de "Primeiro Pintor da
Câmara".
Durante a última parte de sua vida, Goya
cobriu as paredes de sua Quinta del Sordo com as famosas "pinturas
negras", as últimas e mais misteriosas de seu gênio atormentado, como
"Saturno devorando um filho" (1819-1823) que se encontra atualmente
no Museu do Prado. Esta pintura constitui uma referência aos conflitos internos
de Espanha, durante o reinado absolutista de Fernando VII, mas será também um
reflexo da degradação da sua saúde física e mental.
Em 1824, Goya exilou-se em Bordéus,
França, vindo a morrer quatro anos depois naquela cidade. Só em 1899 a Espanha
consentiu receber seus restos mortais. Encontra-se sepultado em San Antonio del
la Florida, Madrid na Espanha.
v Quinta
Del Sordo
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Traduzido do espanhol, Quinta do
Surdo era o nome de um pequeno imóvel e casa de campo situada nas cercanias de
Madrid, na qual viveu Goya durante os seus últimos anos na Espanha antes do seu
exílio, e na que se encontravam as Pinturas Negras. Contra a crença popular, o
nome do imóvel não se devia à surdez do pintor, mas à do seu anterior proprietário.
A
casa, que era de humilde feitio e não boa qualidade de construção, deve a sua
fama à série das Pinturas negras realizadas com óleo al secco sobre o gesso das
paredes. Estas pinturas, embora sobre a parede, tinham instalados uns quadros
de escaiola dourados, estando o restante do paramento decorado com papel
pintado da Real Fábrica de Papel Pintado com motivos florais e vegetais no piso
térreo, e geométricos diagonais no pavimento superior.
v Mecena
Mecenato
é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais
amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de
Caio Mecenas, um influente conselheiro do imperador Augusto que formou um
círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.
w Duquesa
de Osuna
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Duchess Countess of Benavente by Goya, 1785. |
Dona
Maria Josefa de la Soledad Alonso Pimentel e Téllez Girón nasceu em Madrid em
26 de novembro de 1752. Casada com o IX Duque de Osuna, Pedro Téllez Girón; em
29 de dezembro de 1774, tornou-se a protetora de músicos, escritores, pintores
e artistas, sendo "a mulher mais ilustre de Madri por seu talento, mérito
e bom gosto", segundo Lady Holland. Dona María Josefa começou sua relação
próxima com Goya em 1785, tornando-se a primeira grande protetora do pintor.
Fruto dessa relação, em 1785, surgiu um magnífico retrato da Duquesa vestida à
moda francesa, sendo este o início de uma série de
comissões entre as quais o retrato de família feito em 1788 e as obras de
gabinete - o Aquelarre e Cena de brujas - para El Capricho, seu palácio fora de
Madrid. Dona Maria Josefa morreu aos 82 anos em
1834.
w Carlos IV
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La familia de Carlos IV, Francisco de Goya, 1800 |
Carlos
IV (Portici, 11 de novembro de 1748 – Roma, 20 de janeiro de 1819) foi o Rei da
Espanha de 1788 até sua abdicação em 1808. Era filho do rei Carlos III e de
Maria Amália da Saxônia. Goya logrou grande êxito ao retratar A Família de
Carlos IV, pois a obra é considerada uma das mais importantes do pintor e da
história da pintura espanhola, quer pelas qualidades pictóricas quer pelo
fantástico retrato psicológico que fez da família real. O quadro foi
encomendado para comemorar o décimo aniversário do reinado do rei e da rainha,
que juntos tiveram 12 filhos.
Todos os personagens presentes
estão magnificamente vestidos com roupas de seda, ornamentos em ouro e prata,
além de belíssimas joias e muitas condecorações, o que dá à obra um belo
colorido.
w Joaquina Téllez-Girón, marquesa de Santa Cruz
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Portrait of Joaquina Téllez-Girón, Marquise of Santa Cruz (1784-1851) |
Dona Joaquina Téllez-Girón,
marquesa de Santa Cruz ; (21 de setembro de 1784 - 17 de novembro de 1851) era
filha de Pedro Téllez-Girón, 9º Duque de Osuna e María Josefa Pimentel, 12ª Condessa-Duquesa
de Benavente . Em 1801, casou-se com José Gabriel de Silva-Bazán e Waldstein, futuro
marquês de Santa Cruz. Ela é mais conhecida como o tema de um retrato de 1805 de
Goya, um amigo da família.
w Émile d'Erlanger
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El Perro, Goya |
Frédéric
Émile, Barão d'Erlanger (nascido em 19 de junho de 1832 em Frankfurt am Main;
morreu em 22 de maio de 1911 em Versalhes, nasceu como Friedrich Emil Erlanger,
era um banqueiro alemão e cônsul.
Como
amantes da arte, os d'Erlangers também financiaram o
resgate dos murais da Quinta del Sordo em 1873. As Pinturas Negras eram caras
para salvar da destruição. Essas "pinturas negras" que Goya
pintou diretamente no gesso foram gentilmente transferidas para a tela. Após a
falta de aceitação pública na Exposição de Paris de 1878. Estas obras foram
entregues ao Prado em Madri dois anos depois.
A
pintura ao lado foi uma das que Émile d'Erlanger conseguiu mantê-las vivas até
os dias atuais
v Obras
São conhecidas 432
obras de Goya, dispersas por 95 pontos do planeta, em 221 instituições públicas
e privadas.
A maja nua, em espanhol: La
maja desnuda, é uma das mais célebres obras de Francisco de Goya. O quadro
foi pintado antes de 1800, entre 1790 e 1800, data da primeira referência
documentada desta obra. A imagem foi inspirada em uma cubana capitalista do
séc. XX.
A Maja Vestida
é uma das obras mais conhecidas. Ela é feita em óleo sobre tela. Foi pintada
entre 1802 e 1805. A pintura está localizada no Museu do Prado, em Madrid na
Espanha, desde 1901, depois de um longo período na Real Academia de San
Fernando.
A família de Carlos IV
é um óleo sobre tela. Goya começou a trabalhar nesta pintura em 1800, pouco
depois de se tornar Primeiro Pintor de Câmara para a família real, e completou
no verão de 1801. A pintura mostra a família do rei Carlos IV, vestida em
trajes deliberadamente caros e com muitos ornamentos. Goya se coloca no
retrato, como se levantasse do trabalho por um momento e se dirigisse ao
espectador: “Admire-os e julgue-os você mesmo”. Ela está
atualmente no Museu do Prado em Madrid.
Três de Maio de 1808 em
Madrid, Os fuzilamentos da montanha do Príncipe Pío
ou Os
fuzilamentos de três de Maio, nome pelo qual é habitualmente conhecido.
O quadro foi realizado em 1814 e encontra-se no Museu do Prado, em Madrid.
Foi com o auge do Romantismo e o
Impressionismo que essa e outras pinturas adquiriram fama.
O quadro Saturno devorando um filho
(espanhol: Saturno devorando a un hijo) é uma das pinturas a óleo sobre
reboco que fazia parte da decoração dos muros da casa de Francisco de Goya.
Pertence, portanto, à série das Pinturas negras.
A obra, junto com as restantes
"Pinturas negras" foi trasladada de reboco para tela em 1873 por
Salvador Martínez Cubells por encomenda de Frédéric Émile d'Erlanger, um
banqueiro belga, que tinha intenção de vendê-las na Exposição Universal de
Paris de 1878. Contudo, as obras não atraíram compradores e ele próprio
doou-as, em 1876, ao Museu do Prado, onde atualmente se expõem.
v BIBLIOGRAFIA
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