FRANCISCO DE GOYA





FRANCISCO DE GOYA

por @emillyaguiarte




2019



v Biografia

Francisco José de Goya y Lucientes nasceu no dia 30 de março de 1746 em Fuentodos, Espanha. Filho de José Benito de Goya y Franque e de Gracia y Lucientes Salvador, foi um dos maiores pintores espanhóis. Foi o pintor da corte e também o pintor dos horrores da guerra, das assombrações do mundo e da vida interior dos homens.

Passou sua infância em Fuendetodos, onde sua família morava em uma casa com o brasão da família de sua mãe. O pai ganhava a vida como dourador. Em 1749, a família comprou uma casa na cidade de Saragoça e alguns anos mais tarde mudou-se para lá. Goya frequentou a Escuelas Pias e aos 14 anos, entrou para a aprendizagem com o pintor Don José Luzán y Martinez. Como era costume na época, começou fazendo cópias de pinturas de vários mestres; mas o jovem preferia as ruas e as touradas ao atelier do pintor.

Em 1762, foi para Madri. Tentou, sem sucesso obter uma bolsa na Real Academia de Belas Artes em 1773.  Em 1766, faz nova tentativa, mas só recebe um voto de Francisco Bayeu. Frustrado então tenta ganhar a vida lutando com os touros na arena de Madri.

Em 1770 viaja para a Itália em busca de trabalho. No final de 1771, inscreveu-se em concurso da Academia de Belas Artes de Parma, recebendo uma menção honrosa e sua primeira encomenda: o afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça. A partir daí, seguiram-se encomendas para o Palácio de Sobradiel e o Monastério Aula Dei. Entre os anos de 1773 e 1774 foram executadas, provavelmente, as últimas pinturas desse período em que esteve em Saragoça. Vale lembrar que em 1773 ele viaja para Madri e casa-se com a irmã do pintor Francisco Bayeu, Josefa Bayeu.

Em 1776 recebe a encomenda para realizar uma série de cartões de tapeçaria para a manufatura Real. Entre eles: “O Guarda-sol”, “A Feira de Madri” e “Inverno”. (Os cartões estão no Museu do Prado e as tapeçarias no Escorial).


Goya, O Guarda-sol (1778)
Goya, O Guarda-sol (1778)

No ano de 1780, entrou para a Academia de San Fernando e apresentou a obra "La Crucificada". Nessa pintura, Goya seguiu as regras acadêmicas, provando que era um mestre do estilo convencional. Em 1785, começou a receber encomendas da aristocracia. No mesmo ano, executou o primeiro retrato de um membro da nobreza, a Duquesa de Osuna. Em 25 de abril de 1785, foi nomeado "Primeiro Pintor da Câmara do Rei", tornando-se o pintor oficial do monarca e sua família.

Em 1792, contraiu uma doença séria e desconhecida, ficando temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo. Com a doença, perdeu sua vivacidade, seu dinamismo, sua autoconfiança. A alegria desapareceu lentamente de suas pinturas, as cores se tornaram mais escuras e seu modo de pintar ficou mais livre e expressivo. Parcialmente recuperado, retornou a Madrid no verão de 1793 e continuou a trabalhar como artista da Corte, porém buscou outras inspirações para expressar sua fantasia e invenção sem limite, o que as obras sob encomenda não lhe permitiam.

Em 1812 morre sua mulher. Entre os anos de 1810 e 1814, produziu sua famosa série de pinturas "Los Desastres de la Guerra" e suas duas obras primas "El Segundo de Mayo 1808" e "El Tercero de Mayo 1808" (também conhecido como "Los fusilamientos en la montaña del Príncipe Pío" ou "Los fusilamientos del tres de mayo" ). Estas pinturas demonstram um uso de cores extremamente poderoso e expressivo. Pela primeira vez, a guerra foi descrita como fútil e sem glória, e pela primeira vez não havia heróis, somente assassinos e mortos.

Em 1821, a Inquisição abriu um processo contra Goya por considerar obscenas as suas "Majas", mas o pintor conseguiu livrar-se, sendo-lhe restituída a função de "Primeiro Pintor da Câmara".

Durante a última parte de sua vida, Goya cobriu as paredes de sua Quinta del Sordo com as famosas "pinturas negras", as últimas e mais misteriosas de seu gênio atormentado, como "Saturno devorando um filho" (1819-1823) que se encontra atualmente no Museu do Prado. Esta pintura constitui uma referência aos conflitos internos de Espanha, durante o reinado absolutista de Fernando VII, mas será também um reflexo da degradação da sua saúde física e mental.

Em 1824, Goya exilou-se em Bordéus, França, vindo a morrer quatro anos depois naquela cidade. Só em 1899 a Espanha consentiu receber seus restos mortais. Encontra-se sepultado em San Antonio del la Florida, Madrid na Espanha.

 

 

v Quinta Del Sordo


Quinta del Sordo por volta de 1905 (foto Asenjo)



Traduzido do espanhol, Quinta do Surdo era o nome de um pequeno imóvel e casa de campo situada nas cercanias de Madrid, na qual viveu Goya durante os seus últimos anos na Espanha antes do seu exílio, e na que se encontravam as Pinturas Negras. Contra a crença popular, o nome do imóvel não se devia à surdez do pintor, mas à do seu anterior proprietário.

A casa, que era de humilde feitio e não boa qualidade de construção, deve a sua fama à série das Pinturas negras realizadas com óleo al secco sobre o gesso das paredes. Estas pinturas, embora sobre a parede, tinham instalados uns quadros de escaiola dourados, estando o restante do paramento decorado com papel pintado da Real Fábrica de Papel Pintado com motivos florais e vegetais no piso térreo, e geométricos diagonais no pavimento superior.

 

 

v Mecena

Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de Caio Mecenas, um influente conselheiro do imperador Augusto que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.

 

w  Duquesa de Osuna


Duchess Countess of Benavente by Goya, 1785.


Dona Maria Josefa de la Soledad Alonso Pimentel e Téllez Girón nasceu em Madrid em 26 de novembro de 1752. Casada com o IX Duque de Osuna, Pedro Téllez Girón; em 29 de dezembro de 1774, tornou-se a protetora de músicos, escritores, pintores e artistas, sendo "a mulher mais ilustre de Madri por seu talento, mérito e bom gosto", segundo Lady Holland. Dona María Josefa começou sua relação próxima com Goya em 1785, tornando-se a primeira grande protetora do pintor. Fruto dessa relação, em 1785, surgiu um magnífico retrato da Duquesa vestida à moda francesa, sendo este o início de uma série de comissões entre as quais o retrato de família feito em 1788 e as obras de gabinete - o Aquelarre e Cena de brujas - para El Capricho, seu palácio fora de Madrid. Dona Maria Josefa morreu aos 82 anos em 1834.

 

w  Carlos IV


La familia de Carlos IV, Francisco de Goya, 1800


Carlos IV (Portici, 11 de novembro de 1748 – Roma, 20 de janeiro de 1819) foi o Rei da Espanha de 1788 até sua abdicação em 1808. Era filho do rei Carlos III e de Maria Amália da Saxônia. Goya logrou grande êxito ao retratar A Família de Carlos IV, pois a obra é considerada uma das mais importantes do pintor e da história da pintura espanhola, quer pelas qualidades pictóricas quer pelo fantástico retrato psicológico que fez da família real. O quadro foi encomendado para comemorar o décimo aniversário do reinado do rei e da rainha, que juntos tiveram 12 filhos.

Todos os personagens presentes estão magnificamente vestidos com roupas de seda, ornamentos em ouro e prata, além de belíssimas joias e muitas condecorações, o que dá à obra um belo colorido.

 

w  Joaquina Téllez-Girón, marquesa de Santa Cruz


Portrait of Joaquina Téllez-Girón, Marquise of Santa Cruz (1784-1851)


Dona Joaquina Téllez-Girón, marquesa de Santa Cruz ; (21 de setembro de 1784 - 17 de novembro de 1851) era filha de Pedro Téllez-Girón, 9º Duque de Osuna e María Josefa Pimentel, 12ª Condessa-Duquesa de Benavente . Em 1801, casou-se com José Gabriel de Silva-Bazán e Waldstein, futuro marquês de Santa Cruz. Ela é mais conhecida como o tema de um retrato de 1805 de Goya, um amigo da família.

 

w  Émile d'Erlanger


El Perro, Goya


Frédéric Émile, Barão d'Erlanger (nascido em 19 de junho de 1832 em Frankfurt am Main; morreu em 22 de maio de 1911 em Versalhes, nasceu como Friedrich Emil Erlanger, era um banqueiro alemão e cônsul.

Como amantes da arte, os d'Erlangers também financiaram o resgate dos murais da Quinta del Sordo em 1873. As Pinturas Negras eram caras para salvar da destruição.  Essas "pinturas negras" que Goya pintou diretamente no gesso foram gentilmente transferidas para a tela. Após a falta de aceitação pública na Exposição de Paris de 1878. Estas obras foram entregues ao Prado em Madri dois anos depois.

A pintura ao lado foi uma das que Émile d'Erlanger conseguiu mantê-las vivas até os dias atuais

 


 

v Obras

São conhecidas 432 obras de Goya, dispersas por 95 pontos do planeta, em 221 instituições públicas e privadas.



A maja nua, em espanhol: La maja desnuda, é uma das mais célebres obras de Francisco de Goya. O quadro foi pintado antes de 1800, entre 1790 e 1800, data da primeira referência documentada desta obra. A imagem foi inspirada em uma cubana capitalista do séc. XX.    

 



A Maja Vestida é uma das obras mais conhecidas. Ela é feita em óleo sobre tela. Foi pintada entre 1802 e 1805. A pintura está localizada no Museu do Prado, em Madrid na Espanha, desde 1901, depois de um longo período na Real Academia de San Fernando.

 

 


A família de Carlos IV é um óleo sobre tela. Goya começou a trabalhar nesta pintura em 1800, pouco depois de se tornar Primeiro Pintor de Câmara para a família real, e completou no verão de 1801. A pintura mostra a família do rei Carlos IV, vestida em trajes deliberadamente caros e com muitos ornamentos. Goya se coloca no retrato, como se levantasse do trabalho por um momento e se dirigisse ao espectador: “Admire-os e julgue-os você mesmo”. Ela está atualmente no Museu do Prado em Madrid.

 

 

 


Três de Maio de 1808 em Madrid, Os fuzilamentos da montanha do Príncipe Pío ou Os fuzilamentos de três de Maio, nome pelo qual é habitualmente conhecido. O quadro foi realizado em 1814 e encontra-se no Museu do Prado, em Madrid.

Foi com o auge do Romantismo e o Impressionismo que essa e outras pinturas adquiriram fama.

 

 

 


O quadro Saturno devorando um filho (espanhol: Saturno devorando a un hijo) é uma das pinturas a óleo sobre reboco que fazia parte da decoração dos muros da casa de Francisco de Goya. Pertence, portanto, à série das Pinturas negras.

A obra, junto com as restantes "Pinturas negras" foi trasladada de reboco para tela em 1873 por Salvador Martínez Cubells por encomenda de Frédéric Émile d'Erlanger, um banqueiro belga, que tinha intenção de vendê-las na Exposição Universal de Paris de 1878. Contudo, as obras não atraíram compradores e ele próprio doou-as, em 1876, ao Museu do Prado, onde atualmente se expõem.

 

 

 

 

v  BIBLIOGRAFIA

w  WIKIPEDIA. Francisco de Goya em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Goya>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  EBIOGRAFIA. Francisco de Goya em: <https://www.ebiografia.com/francisco_de_goya/>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. Quinta del Sordo em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_del_Sordo>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  UNIVERSIA BRASIL. Conheça O Guarda-sol, de Goya em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/11/1021029/conheca-guarda-sol-goya.html>. Acesso em 17 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. A maja nua em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/A_maja_nua>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. A maja vestida em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/A_maja_vestida>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. A família de Carlos IV em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/A_fam%C3%ADlia_de_Carlos_IV>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. Saturno devorando um filho em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Saturno_devorando_um_filho>. Acesso em 16 mar. 2019.

w  AS SOMBRAS DE GOYA (Los fantasmas de Goya/ Goya’s Ghosts). Filme do gênero drama histórico. Miloš Forman, 2006.

w  ARTEHISTORIA. Duquesa de Osuna em: <https://www.artehistoria.com/es/obra/duquesa-de-osuna>. Acesso em 25 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. Portrait of the Marchioness of Santa Cruz em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Portrait_of_the_Marchioness_of_Santa_Cruz>. Acesso em 25 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. Joaquina Téllez-Girón, Marquise of Santa Cruz em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Joaquina_T%C3%A9llez-Gir%C3%B3n,_Marquise_of_Santa_Cruz>. Acesso em 25 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. Carlos IV de Espanha em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_IV_de_Espanha>. Acesso em 25 de mar. 2019.

w  VÍRUS DA ARTE & CIA. Goya – A FAMÍLIA DE CARLOS IV em: <http://virusdaarte.net/goya-a-familia-de-carlos-iv/>. Acesso em 25 mar. 2019.

w  WIKIPEDIA. Frédéric Émile d'Erlanger em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_%C3%89mile_d%27Erlanger>. Acesso em 25 mar. 2019.

w  DESCONTEXTO. Quinta del Sordo: As pinturas negras de Goya em: <https://descontexto.com.br/quinta-del-sordo-goya/>. Acesso em 25 mar. 2019.

 

 

 





Comentários