Joaquim Manuel de Macedo — Biografia BEM resumida

 

 

 



  Joaquim Manuel de Macedo foi um escritor brasileiro, preceptor dos netos do Imperador Pedro II e patrono da cadeira nº. 20 da Academia Brasileira de Letras.


  Nascido em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1820, formado em Medicina em 1844, e no mesmo ano publicou o romance “A Moreninha”, que foi muito apreciado pelo público da época, dando origem ao romance romântico brasileiro. Em 1849 fundou a “Revista Guanabara”, juntamente com Gonçalves Dias e Porto Alegre.


  Embora não tenha exercido a profissão, seduzido pelo magistério, foi professor de História no Colégio Pedro II, membro do Conselho Diretor da Instrução Pública, fundador e orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Envolvido na política, foi deputado em várias legislaturas.


  A prosa literária começou no Brasil com os folhetins, publicados em capítulos nos jornais. No início, pulicava-se traduções de folhetins franceses, mas com o tempo, foram surgindo autores brasileiros. Quando algumas destas histórias faziam sucesso eram lançadas em livros. Somente em 1844 é que se definiu a nossa verdadeira prosa de ficção com o romance “A Moreninha”.


  Joaquim Manuel de Macedo faleceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1882.

Comentários